MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
Semana C&T 2018
CEFET-MG

Trabalhos são premiados na 14ª Semana C&T

Sexta-feira, 19 de outubro de 2018
Última modificação: Sexta-feira, 19 de outubro de 2018

O tema “Ciência para a redução das desigualdades” orientou a 14ª Semana C&T do CEFET-MG, que contou com várias atividades e com a participação de toda a comunidade acadêmica. Foram diversas palestras, seminários, minicursos, mesas redondas, debates, sessões de cinema comentado, lançamento de livros, entre outras atividades.

Em Belo Horizonte, a apresentação dos trabalhos, que foram avaliados por pelo menos 3 avaliadores, aconteceu nos dias 16, 17 e 18 de outubro.

Após apuração dos dados, o destaque geral coube ao trabalho ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DE QUEIMA DOS ADOQUINS CONFECCIONADOS À BASE DE ARGILA E REJEITO DE MINÉRIO DE FERRO, da aluna Lunamara Maia Montalvão, orientada pelo professor Paulo Renato Perdigão Paiva.

A premiação por área:

Ciências Biológicas, Ciências da Saúde; Ciências Exatas e da Terra (dia 16/10)

1º lugar: INTERFERÊNCIA DA MAQUIAGEM E ACESSÓRIOS NO RECONHECIMENTO FACIAL, das alunas: Ana Luisa Martins Brum e Mariana Chaves de Oliveira, orientadas pelo professor  Enderson Neves Cruz e coorientadas por Danielle Mendonça Okamoto, Marcos Antônio da Silva Pinto.

2º lugar: DETERMINAÇÃO DOS COMPOSTOS ORGÂNICOS E CARACTERIZAÇÃO MICROBIOLÓGICA E QUÍMICA DA PLANTA MEDICINAL PARIRI (ARRABIDAEA CHICA),  do aluno Vinícius Moura Andrade, orientado pela professora Fátima de Cássia Oliveira Gomes e coorientado pela professora Ana Maria de Resende Machado.

3º lugar:  CONSTRUÇÃO DE UM PROTÓTIPO PARA CAPTURA E CONCENTRAÇÃO DE COMPOSTOS DE INTERESSE AMBIENTAIS E DA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS, das alunas Stephanie Vertelo Porto e Gabriela Santos Caldeira, orientadas pelo professor Patterson Patricio de Souza.

Engenharias (17/10)

1º lugar: ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DE QUEIMA DOS ADOQUINS CONFECCIONADOS À BASE DE ARGILA E REJEITO DE MINÉRIO DE FERRO, da aluna Lunamara Maia Montalvão, orientada por Paulo Renato Perdigão Paiva.

2º lugar: AVALIAÇÃO DO COMPORTAMENTO DE UM AÇO DUAL PHASE PRODUZIDO POR MEIO DE CICLOS TÉRMICOS DISTINTOS DURANTE DEFORMAÇÃO PLÁSTICA A FRIO POR TRAÇÃO, da aluna Bárbara Moreira de Andrade, orientada pela professora Elaine Carballo Siqueira Corrêa, e coorientada pela professora Nayara Aparecida Neres da Silva.

3º lugar: MODELAGEM DE COMPONENTES ELETRÔNICOS EM BANDAS DE FREQUÊNCIA ULTRA-LARGAS UTILIZANDO O MÉTODO FDTD, do aluno Felipe Machado de Freitas, orientado pelo professor Sandro Trindade Mordente Gonçalves.

 Linguística, Letras e Artes; Ciências Humanas; Ciências Sociais e Aplicadas; Multidisciplinar (18/10)

1º lugar:  PARCEIROS DO MGTV: VOZ DA COMUNIDADE NO TELEJORNALISMO MINEIRO – DE QUEM É O DISCURSO? da aluna Leila Marli de Lima Caeiro, orientada pela professora Giani David Silva.

2º lugar: O CEFET-MG, DO CABANA DO PAI TOMÁS AO AGLOMERADO DA SERRA:  CONEXÕES ENTRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO, da aluna Lorena Fernandes Ferreira, orientada pelo professor  Bráulio Silva Chaves, e coorientada pela professora Cláudia Gomes França.

3º lugar: COMPARAÇÃO ENTRE O MÉTODO DE VALORAÇÃO DE CONTINGENTE E O CUSTO DE OPORTUNIDADE PARA PAGAMENTO AOS PRODUTORES RURAIS DO PROGRAMA CONSERVADOR DAS ÁGUAS, IGARAPÉ, MINAS GERAIS, do aluno Yuri Tarso Miranda Reis, orientado pelo professor Arnaldo Freitas de Oliveira Júnior.