MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
Semana C&T 2018
CEFET-MG

6º Fala Ciência na UFJF

Sexta-feira, 23 de novembro de 2018
Última modificação: Sexta-feira, 23 de novembro de 2018

Como aproximar a ciência produzida na academia do público em geral, eis a questão. No dia 22 de novembro uma galera se reuniu no Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora para colocar a pauta em dia. O Fala Ciência é um encontro promovido pela Rede Mineira de Comunicação Científica e já está em sua 6ª edição.

Após as boas-vindas dadas pela Instituição, o professor Elói Teixeira, diretor do Centro de Ciências de UFJF fez uma exposição do que chamou de uma breve história da construção de um sonho: o Centro de Ciência da UFJF mostrando os principais resultados alcançados com o espaço. Em seguida, a diretora de Divulgação Científica do Serrapilheira, Natasha Felizi  explicou sobre o funcionamento do instituto que foi criado em 2017. O Serrapilheira aposta em iniciativas de pesquisa e de divulgação científica em todo o país, visando trabalhos inovadores e de longo prazo.

No período tarde, a professora do Departamento de Física, Zélia Ludwig, Germana Barata, pesquisadora do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo –Labjor da Unicamp abordou a “comunicação científica como instrumento de diálogo com a sociedade e a necessidade em se fortalecer a rede de divulgadores de ciência” e q”quanto mais gente esse unir a esse esforço, melhor”. Como pesquisadora no Labjor, Germana estuda as diversas relações entre ciência e sociedade. Mediado por Zélia Ldwig

Logo depois,  Tupá Guerra  contou sobre sua experiência como podcaster do Dragões de Garagem, programa criado em 2012 para debater a ciência de forma descontraída. O cartunista Marco Merlin da parceria com o Quadrinhorama passou a produzir as Cientirinhas, uma página de tirinhas que aborda questões científicas inseridas no cotidiano. Fez parte da mesa-redonda Vinícius Maragon e Lucas Mitre do canal Cura Quântica. O objetivo dos youtubers é divulgar ciência de forma lúdica, através de experimentos e interação com o público.

Além da comunidade acadêmica da UFJF, membros de várias instituições que fazem parte da Rede Mineira de Comunicação Científica –RMCC, incluindo a Coordenação dGeral de Divulgação Científica do CEFET-MG, marcaram presença no evento e contribuíram para ampliar as discussões sobre a temática no 6ª Fala Ciência.

Rede Mineira de Comunicação Científica

Formada em 2015 pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), a RMCC reúne 18 instituições de pesquisa e fomento de Minas Gerais e diversos agentes de divulgação científica em torno de duas finalidades: comunicar os resultados da Ciência, Tecnologia e Inovação e promover a formação constante dos divulgadores científicos.